05 março 2007

Um DVD - "Capote"

No dia 14 de Novembro de 1959, a pequena cidade de Holcomb, no Kansas, é assolada por um quádruplo homicídio. Alguns dias depois o escritor nova-iorquino Truman Capote encontra a notícia no jornal e decide investigar e aprofundar o que aconteceu. Esta é a história dos seis anos que demorou a escrita do livro “A Sangue Frio”, um biopic que não o chega a ser.
Em 2006 o actor Phillip Seymour Hoffman recebeu o Óscar para melhor interpretação pelo seu retrato de Truman Capote. De facto, é este o grande ponto forte deste filme: o boneco construído por Hoffman, que consegue capturar os maneirismos, assumir a mesma linguagem corporal e imitar, na perfeição, a voz do autor de “Boneca de Luxo” . Lento no arranque, com dificuldade em assumir um ritmo próprio, “Capote” brinda-nos com vários planos de paisagens durante a primeira meia hora, fazendo questão em mostrar como é boa a fotografia a cargo de Adam Kimmel, sempre sublinhada com uma subtil banda sonora, quase imperceptível. Também digno de nota é o guarda roupa e todo o cuidado presente na apresentação cromática desta obra: muitas cores desmaiadas, nenhum vermelho.
O aviso na contracapa do DVD não é animador e o conteúdo confirma a falta de investimento numa edição nacional sem qualquer legendagem em português nos extras. A mesma lista de material bónus que promete um documentário sobre Truman Capote (e aqui podemos encontrar o próprio, em discurso directo), mas uma navegação no disco apresenta-nos este documentário como uma featturete de sete minutos. Dois making-of, também bastante curtos, cerca de vinte minutos cada e vários trailers de outros filmes que nada têm a ver com este “Capote” fazem também parte dos extras desta edição. Verdadeiramente uteis, como é normal, são os dois cometários áudio que acompanham o filme, a cargo de Bennet Miller, o realizador, e de Phillip Seymour Hoffman e novamente pelo realizador, mas acompanhado pelo director de fotografia.

Sem comentários: